Sustentabilidade em Clubes e Academias

Seja para manter a boa forma ou por recomendação médica, a prática de esportes em clubes e academias vem sendo cada vez

mais procurada em todo o país por pessoas de todos os sexos e idades. Nos últimos tempos, temos acompanhado um aumento

crescente no número de academias de ginástica, dança, ballet, hidroginástica, natação e lutas marciais, o que tem feito aumentar

a concorrência neste mercado, gerando dificuldades de manutenção do negócio para algumas e até o fechamento de outras.

Uma boa academia oferece aos seus clientes a opção de um banho para revigorar suas energias após as atividades físicas. Os banhos normalmente são livres, e constituem boa parte do custo operacional dessas empresas, que arcam todos os meses com grandes despesas de água e de energia elétrica.

O chuveiro elétrico em um clube ou academia é o equipamento que mais consome água e energia elétrica. Para minimizar seus custos, a academia pode desenvolver uma campanha de uso racional desses recursos, educando, e incentivando seus clientes a banhos mais curtos. Investir em novas tecnologias que promovam a redução dos gastos de água e de energia elétrica, também é muito interessante. Pode-se, por exemplo, implantar um acessório para chuveiro elétrico comum, cuja instalação é bastante simples e os resultados garantidos.

Trata-se do ECO Shower Slim (www.ecoshower.com.br), uma novidade patenteada e fabricada pela KL Telecom, empresa do Sul de Minas Gerais. O produto foi testado pela UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá, que comprovou economias de mais de 40% de água e de energia elétrica no banho com chuveiro elétrico.

Instalado no próprio cano de alumínio do chuveiro, a energia que alimenta o aparelho passa pelo dispositivo que oferece ao usuário a facilidade de controlar a melhor temperatura do seu banho, com total conforto e segurança contra choque elétrico, resultando para a acedemia, maior economia de água e de energia elétrica.

Além de ter baixo custo de implantação, com a economia que gera, o produto se paga em poucos meses, passando a gerar lucro posteriormente. Além dessas vantagens, o ECO Shower Slim aumenta a vida útil do chuveiro e da resistência elétrica, e tem 25 meses de garantia de fábrica. Uma simulação da economia pode ser feita no site da empresa, pelo link: http://www.ecoshower.com.br/teste-economia-energia-agua.php

É válido notar que em breve a energia elétrica será cobrada conforme o horário de consumo. Durante o horário de ponta, entre 18h e 21h, período em que os clubes e academias estão cheios de clientes, o custo do kwh será o mais caro do dia. As academias que investirem em soluções eficientes, além de em pouco tempo reduzirem o seu padrão de consumo, criarão massa crítica entre seus clientes e colaboradores, desenvolvendo uma nova cultura de consumo mais racional. Muitos levarão este aprendizado e exemplo para suas casas, influenciando mais pessoas a fazerem mais com menos.

Outra grande vantagem é o reforço do “escudo” da academia, cujo marketing positivo deverá ser desenvolvido e aproveitado a seu favor. Mostrar que a academia é eco-eficiente e que está comprometida com o meio ambiente são características certamente muito valorizadas pelo público.

 

Para não pesar no orçamento, as academias que tem muitos chuveiros, poderão inicialmente instalar o produto em apenas 20% dos chuveiros, de preferência, naqueles mais usados. Com a economia que esta modificação gerar, em pouco tempo terá instalado nos demais. Além de economizar água e energia, estará educando seus usuários para o uso mais racional desses recursos e trabalhando em favor da ecologia e da sustentabilidade do planeta.

Claudio Orlandi Lasso é engenheiro eletricista e fundador da KL Telecom. Em 2008 desenvolveu e patenteou o ECO Shower Slim que foi testado pela UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá.

Compartilhe Economia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *