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25/03/2009 - Guia Construir e Reformar - Diário do Comércio de Minas Gerais

Aparelho criado em Minas diminui gasto de energia

Aparelho criado em Minas diminui gasto de energia

Produção de Eco Shower deverá somar 7 mil/mês.

DIVULGAÇÃO

O Eco Shower poderá proporcionar uma economia de R$ 25/mês ao consumidor.

Mudar o foco das atividades é a aposta da mineira KL Tecnologia em Telecomunicações Ltda, sediada no Vale da Eletrônica, em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas Gerais. A empresa, que produz transmissores de rádio FM, passou a investir no desenvolvimento do Eco Shower, produto ecologicamente correto que gera economia de energia e tem ganhado a atenção de concessionárias de energia elétrica do Brasil e do mundo.

Segundo o proprietário e fundador da KL Tecnologia, Cláudio Orlandi Lasso, a exploração de uma nova área foi motivada por uma iniciativa visionária. "Há vários anos tive a idéia de produzir um dispositivo eletrônico para chuveiros, que controlasse a corrente elétrica, oferecendo grande economia de energia", revelou. Conforme Lasso, a empresa já produz 500 peças do Eco Shower/mês e, em breve, chegará ao número de 7 mil dispositivos mensais.

"Em médio prazo, o Eco Shower deve responder por 90% da receita da empresa, frente aos atuais 10%", apostou Lasso.

Para ele, a KL já está sendo sondada por vários países, como a África, que pretende importar o produto. A boa repercussão em pouco tempo estimulou a nova aposta da empresa. "Da área de telecomunicação para a produção de um equipamento de chuveiro é realmente uma mudança de direção brusca, uma aposta em outro ramo, que deve gerar bons frutos nos próximos anos", afirmou.

Quadro - Apesar de atender a grandes grupos, a KL tem apenas seis funcionários, altamente especializados, e um galpão com 250 metros quadrados. "Nosso diferencial é a tecnologia e o desenvolvimento de idéias inovadoras", disse. Segundo ele, o novo produto irá revolucionar o mercado. "O grande desafio das empresas hoje em dia é oferecer uma imagem de conservação de água e energia. E é esse o bem que venderemos", destacou.

O empresário, que preferiu não revelar valores de investimento e faturamento anual, adiantou que pode dobrar a capacidade da planta caso haja demanda em 2009. "Queremos crescer com o Eco Shower e, em médio prazo, ser referência no ramo", projetou.

Crise - No entanto, Lasso admitiu que a crise financeira global está adiando o retorno desejado. "Em 2008, não vendemos tão bem, pois o consumidor está comprando menos e ainda não conhece nosso produto", explicou o empresário.

Ele disse também que, com a alta do dólar, que serve de parâmetro para a compra dos materiais, a margem de lucro foi reduzida. "Os componentes são importados e, por isso, ficou mais caro produzir", revelou. Mesmo assim, o proprietário vislumbra grandes conquistas para 2009. "Quando as pessoas descobrirem que poderão economizar significativamente energia, as vendas irão decolar."

O chuveiro é um dos eletrodomésticos mais baratos em uma residência, mas é o que apresenta maior consumo de energia. Conforme Lasso, por R$ 75 será possível adquirir um Eco Shower, através de três parcelas de R$ 25. "Por mês, o consumidor poderá economizar os mesmos R$ 25.
 um imenso custo-benefício", ressaltou o empresário, otimista com a repercussão do aparelho.

Idéia - A idéia inicial surgiu em 2001, quando a polêmica sobre racionamento energético no Brasil, o apagão, estava em alta. Naquele ano, o engenheiro paulista - que se formou em Santa Rita do Sapucaí - pensou em desenvolver algo que pudesse combater, de alguma forma, esse problema. Foi aí que elaborou os primeiros rascunhos do Eco Shower - acessório de economia no chuveiro elétrico.

"A questão ecológica estava latente, e a discussão por sustentabilidade viria a se tornar forte ao longo dos anos", lembrou. Assim, Lasso começou as pesquisas e o desenvolvimento do produto em sua empresa, que produzia, na época, apenas transmissores para rádio FM. "O maior sonho era desenvolver algo próprio, original." Hoje, com a patente registrada, ele espera atender a um grande público, principalmente das classes C e D.

Segundo Lasso, a KL continuará a prestar suporte e desenvolver produtos na área de telecomunicação, mas pretende se tornar influente no ramo energético. Para ele, é apenas uma questão de tempo.

Enquanto aguarda que o novo produto traga a prosperidade esperada, a KL Telecom continua com suas atividades. A empresa atua em todo o Brasil e produz equipamentos para sonorização de ambientes sem utilização de cabos, esperas telefônicas digitais personalizadas, telefones sem fio de longo alcance, sistema de Vídeo Conferência e transmissão de dados via rádio.
 

Fonte: 

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